quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OS QUEIJOS DO PADRE SANTO






(Memoriais de Sofia/Zocha)


Tudo acontece muito rápido de repente, um sopro, um grito, um mapa semovente, as linhas se mexem, as casas se contorcem e o papel o vento levanta vôo. Para onde levará aquele mapa com a igreja de madeira de São Cristóvão, os seus balanços, gangorras e a casa paroquial sempre de portas abertas por onde se divisava a cozinha que dona Júlia cuidava zelozamente e aqueles enormes queijos que pareciam grandes hóstias sobre a mesa? Ah, eu ainda sofro dessas incertezas quando tremula esse mapa.-Será que eu quando comungava não via queijos do padre Santo, no lugar de hóstias? Que sacrilégio maior para com o mistério da comunhão por isso nasci excomungada mesma da capela da minha devoção...sempre quando acredito num santo ele cai do altar na minha cabeça e trai até mesmo o delírio da minha sombra...

www.lilianreinhardt.prosaeverso.net

Nenhum comentário: